LinkWithin

http://mtvo-bcn.blogspot.com.es/

20 d’abril de 2011

¿ QUE MÁS SE LE VA A ROBAR A LOS INDIOS...BRASILEÑOS?

MI VIDA Y MI HISTORIA

http://palavrasdeumnovomundo.blogspot.com/2011/04/nossos-indios-o-que-mais-lhes-sera.html?showComment=1303315544272#c1785798726125174966

terça-feira, 19 de abril de 2011





Nossos índios: o que mais lhes será roubado?




19 de Abril Dia do Índio: Homenagens? Comemoração? Do quê? Tem muito o que refletir sobre essa gente...nossa gente, verdadeiramente. Para ajudar um pouco segue entrevista publicada pelo site Ecodebate com um líder Xavante que em breves palavras nos dá um pequeno panorama dos Povos indígenas no Brasil. (Rosa Zamp)

Falta educação para preservar o meio ambiente

Publicado em abril 19, 2011 por HC por:http://www.ecodebate.com.br

Os índios têm percebido muitas mudanças no ecossistema amazônico nos últimos anos. Exemplo disso pode ser conferido no “clima, extinção de animais e espécies, desmatamentos e queimadas, fauna não respeitada na época de desova”, disse o coordenador secretário da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) do Amazonas, Saturnino W. Rudzane’edi. Líder xavante do Estado do Mato Grosso, ele enfatizou em sua entrevista por e-mail a IHU On-Line que falta educação para preservar o meio ambiente, e que “no existe povo, existem povos indígenas”.
IHU On-Line – Qual a experiência do povo indígena na Amazônia? Como os índios se sentem vivendo na Amazônia?
Saturnino W. Rudzane’edi – a) Não existe povo, existem povos indígenas, e a experiência de cada um é diferente do outro vivendo em realidades totalmente diferentes, com os costumes e línguas diferentes, diversas culturas, porém temos algo que nos une.
Porque somos parentes
Temos os mesmos direitos
Lutamos em comum como por conquista e autonomia
Respeito à biodiversidade
Sonhos: de ter educação e saúde diferenciada
Respeito à cultura, etc.

b) Nós indígenas sentimos como todas as minorias negras, caboclas, etc. Somos felizes de morar em nossas terras; ter nossos rios limpos sem poluição; ter fartura de caça, coleta de frutas e peixes; felizes de morar fazendo nossos rituais, tendo nossas culturas, nossas tradições, costumes….
Porém nos sentimos ameaçados freqüentemente por ter
Nossas terras ainda sem demarcar,
Terras invadidas por questões de interesse pessoais,
Saúde ameaçada como por ex: os indigenas do Vale do Javari, com epidemias cada vez piores acabando com essa população; como hepatite A, B, C etc.
A educação indígena diferenciada é esquecida em muitos lugares, não respeitam a legislação que reza na Constituição Brasileira.
A propriedade intelectual,os conhecimentos tradicionais roubados, pirateados, etc., sem conhecimento ou consulta dos povos.
As águas poluídas, os peixes contaminados, etc.
A mudança climática: ex.: o rio, as enchentes bravas ou inundações e muitas secas tão fortes nos dias de hoje.
Não poder ter acesso à participação nos fóruns internacionais (por falta de convite ou dinheiro) onde se discute e se decide sobre os povos indígenas….
IHU On-Line – Quais têm sido os principais desafios da Coordenação das Organizações Indigenas da Amazônia Brasileira, a COIAB?Saturnino W. Rudzane’edi – Os principais desafios:
Mudança climática
A água
Conquista do direito na política Nacional e Internacional

IHU On-Line – Quais as características do movimento indígena na Amazônia? Quais as lutas dos povos indígenas na Amazônia hoje? Quais as principais reivindicações?
Saturnino W. Rudzane’edi – a) A COIAB , está composta por inúmeras organizações, existem as organizações locais e as regionais em toda a Amazônia, as características da COIAB instituição indígena sem fins lucrativos, criada para defender a demarcação de terras, defender os direitos dos povos.
IHU On-Line – Os índios têm percebido alterações na floresta amazônica, nos rios, lagos,na fauna e na flora da Amazônia ao longo dos anos? O que mais mudou nos últimos tempos?Saturnino W. Rudzane’edi – Clima
Extinção de animais de espécies
Mudanças conjuntura políticas, em nível Nacional e Internacional.
Fora os desmatamentos e queimadas.
Fauna não respeitada n época de desova.
Falta de educação para preservar o meio ambiente.
IHU On-Line – Como o movimento indígena se articula com as bases e com o governo? Como os índios da Amazônia avaliam o governo Lula?Saturnino W. Rudzane’edi – a) A COIAB é o movimento indígena e se articula com suas bases através de organização regionais e locais. Também são realizadas assembléias gerais da COIAB com participação das organizações da Amazônia Brasileira.

Por em seguida todas as demandas são avaliadas na assembléia do CONDEF e posteriormente aprovadas as deliberações. Como conquista ou desafio para o movimento indígena organização (COIAB).

O movimento se articula junto com instituições ambientalistas federais e estaduais, indigenista como: CIMI , FUNAI , FUNASA , ISA , IBAMA ,GTA , FEPI e outros.

b) Nos últimos anos o governo Lula tem esquecido e não valorizando o movimento social indígena, também não tem cumprido com as promessas feita durante a campanha de governo anterior. Atualmente esperamos e estamos com esperança na sensibilidade do governo como todo que a política voltada na questão indígena seja executada junto com o movimento indígena organizado.

Finalizando as respostas da entrevista agradeço em nome dos povos indígenas da Amazônia Brasileira o interesse e respeito desta revista na publicação deste texto da fala de líder Xavante do Estado de Mato Grosso e atualmente membro da Coordenação da COIAB.
(Ecodebate, 19/04/2011) publicado pelo IHU On-line, parceiro estratégico do EcoDebate na socialização da informação.

[IHU On-line é publicado pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, RS.]






3 comentários:



Roberta Maia disse...
Rosa, ÓTIMA entrevista, tenho sangue indígena, tudo a respeito deles me deixa emocionada! P.S:Tem selinho para você no Blog Luz, passa lá em casa! Feliz Páscoa! Paz e Luz!!!
M. disse...
Ainda há algo para lhes roubar? Seria bom que o Brasil tomasse noção que só será grande se valorizar a sua multiplicidade. Nisso pode ser único:)
trinidad disse...
Oi Rosa: Eu vejo tão injusto que eles fazem com os índios ... Por que não deixá-los sozinhos? cortar árvores e tirar suas florestas e acuado, tirando seu sustento, como a caça e as plantações, o que eu imagino plantadas seus vegetais e frutas para comer, né? Aqui em Barcelona, as pessoas que eu sei dizer há anos como eu ... O que eu quero acabar com todas as empresas farmacêuticas, para que possam assumir o controle de plantas e árvores, as plantas são curados e os remédios para a saúde e é tão antiga quanto a própria vida. O índio na foto, tão bonito e aqueles olhos de inocência e tão grande, se soubéssemos que a maioria das pessoas boas. A ROSA si mesmo, eu envio um abraço com todo meu amor e respeito por todas as boas pessoas como você e vida ... Um beijo e mantê-lo. Mari Trini

1 comentari:

Miquel ha dit...

Buena entrada...de verdad..